A noção do trabalho foi se modificando ao longo do tempo.
Na pré-história o trabalho realizado pelos homens era caçar, pescar, tratar do gado e fazer fogueiras para cozinhar, aquecer a gruta e defender a sua família dos animais selvagens.
Enquanto os homens tratavam das suas tarefas, as mulheres tratavam das crianças, faziam o comer, apanhavam frutos e também faziam peças de roupa a partir das peles dos animais caçados. Era feita uma divisão de tarefas por sexo e idade.
Depois, com a transformação dos povos nómadas em sedentários, o trabalho passou da divisão natural do trabalho para a divisão social do trabalho, ou seja, as profissões.
As primeiras profissões que apareceram foram o agricultor, o pastor, o oleiro, o artesão, o comerciante, etc.
Este factor aconteceu pois a população necessitou de começar a vender os seus produtos a outros.
Começou com manufactura, ou seja, mão-de-obra e passou a maquinofactura, isto é, depois da Revolução Industrial apareceram as máquinas.
Com o aparecimento da maquinofactura, nasceu uma nova divisão, a divisão técnica do trabalho, ou seja, dentro de uma determinada profissão existem várias especializações.
Nos dias de hoje estamos na Era da Informática, pois já apareceram os computadores, a internet, etc.
Com este nova Era, muito mudou, como por exemplo, a mulher entrou no mercado de trabalho, com a mesma importância que os homens, as horas de trabalho passaram para 8 horas por dia, entre outros.
1 comentários:
"Começou com manufactura, ou seja, mão-de-obra e passou a maquinofactura"???
E o trabalho do ASC, como apareceu?
Enviar um comentário